Como não iniciar uma história – Recursos do Escritor

O blog da escritora lisboeta Sara Farinha contém dicas tão valiosas para escritores iniciantes que seria um desserviço aos colegas aprendizes não divulgá-las por aqui. Indicarei aqui no blog apenas os conselhos compartilhados pela própria Sara, mas entre os textos da série Recursos do Escritor há recomendações de outros artigos e sites que merecem ser conferidos.

Monótonos, incompreensíveis, afoitos, clichês. A lista de maus começos é longa. Em mais um artigo da série Recursos do Escritor, a lisboeta Sara Farinha enumera 6 inícios que o escritor deve evitar a todo o custo, sob o risco de perder o leitor já nas primeiras linhas.

Descrições extensas do cenário ou dos personagens; o protagonista que acorda de um sonho ou pesadelo (algo que também ocorre muito nos filmes) ou que fica a admirar-se no espelho; tentativas de chocar de cara com uma grande revelação. Todos maus começos, sem dúvida.

Já dois tópicos listados por Sara são polêmicos: começar a história com diálogos ou com outro personagem que não seja o protagonista. Tratemos do primeiro. Para Sara, o diálogo como introdução é ruim, pois os interlocutores, o cenário, o motivo da cena, tudo é desconhecido inicialmente. Discordo em parte.

Embora o escritor precise ter muito mais cuidado, este pode sim contextualizar o leitor utilizando apenas diálogos. Quando bem trabalhado, um começo com diálogos pode até mesmo acrescentar um toque de mistério que fará o leitor querer saber mais sobre aqueles personagens ou mundo em que vivem.

Esta novela de Luiz Vilela é toda escrita em diálogos. O que isso lhe diz?

Tal começo pode não ser recomendado para escritores iniciantes, mas com certeza não deve ser considerado ruim. Talvez o maior desafio ao lidar com diálogos seja fornecer informações necessárias à compreensão do texto sem que este se torne expositivo demais.

Quanto ao segundo tópico, eu já disse por aqui que não vejo problemas num início envolvendo outro personagem. Desde que tal escolha faça algum sentido para a história, por que não começar com um misterioso vilão ou um sábio que cruzará o caminho do herói mais adiante?

Confiram os Recursos do Escritor no site da Sara Farinha:
  1. 6 inícios a evitar

Sobre a autora

Sara Farinha é autora do romance Percepção, uma estranha realidade, publicado pela Editora Alfarroba, em Novembro de 2011. Participou no terceiro volume da Antologia de Poesia Contemporânea Entre o Sono e o Sonho com o poema Ausência Consagrada.

Administradora do blogue Sara Farinha e co-autora do Fantasy & Co. onde publica vários contos de literatura fantástica. Inaugurou o seu website Sara Farinha no passado dia 29 de Novembro, onde podem aceder a todos estes projetos literários.

Tem ainda uma presença activa nas diversas redes sociais onde podem acompanhar o seu percurso através do Twitter, Facebook, Google+ ou Pinterest.

Para saber mais:

  1. Escrevendo primeiros capítulos – Recursos do Escritor: dicas preciosas de Sara Farinha.

  2. Diálogos: Funções e Regras – Recursos do Escritor: confira mais dicas de Sara Farinha.

  3. Escritora Parceira: Sara Farinha apresentando a parceria com a simpática escritora lisboeta.

  4. 7 coisas que aprendi – a valiosa contribuição de Sara para a série.

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