Lançamentos de livros, concursos literários e vida de escritor

Estas são as Notas Literárias, sua dose semanal de literatura. Originalmente publicadas na coluna Café Literário, do portal Café com Notícias, elas agora marcam presença no Escriba Encapuzado. Toda quinta-feira o leitor confere por aqui um universo de novidades, curiosidades e inspiração. Caso queira sugerir pautas para este espaço, basta entrar em contato.

Salve amigo leitor, salve amigo aprendiz. Esta semana as Notas Literárias trazem novos livros de Stephen King e J.K. Rowling, uma divertida HQ, dicas de concursos literários e muito mais. Confira.

Terry Brooks - A Espada de ShannaraClássico da Fantasia

A Editora Saída de Emergência anunciou para março o lançamento de A Espada de Shannara, de Terry Brooks, um dos mestres do gênero. Quando publicado em 1977, o livro figurou como best-seller do The New York Times por mais de cinco meses. Brooks revelou que se sentiu inspirado a escrever o romance após ler O Senhor dos Anéis, a obra-prima de J.R.R. Tolkien. A capa da edição nacional, que conta com tradução da escritora e historiadora Ana Cristina Rodrigues, já foi divulgada.

Segurem o rei!

Stephen King e seus livrosStephen King tem o dom de produzir histórias. Seu novo livro, Mr. Mercedes – sobre um ex-policial amargurado –, sequer foi publicado e o mestre do suspense já anunciou o lançamento de outro: Revival está previsto para novembro e tem como protagonistas um roqueiro e um pastor.

Não bastassem os novos trabalhos, um dos contos de King, Ayana, será adaptado para uma série de TV, a exemplo do recente Under the Dome, baseada no livro Sob a redoma (Suma de Letras, 2012). Quer saber mais sobre o mestre do suspense? Confira essas 12 curiosidades sobre Stephen King publicadas no Literatortura pela colunista Clariana Touza.

Bicho-da-sedaThe Silkworm, por J. K. Rowling

Quem também lança um novo livro este ano é Robert Galbraith, também conhecido como J. K. Rowling, autora da série de livros Harry Potter. Continuação de O Chamado do Cuco (Rocco, 2013), The Silkworm traz uma nova aventura do detetive veterano de guerra Cormoran Strike – desta vez cabe a ele investigar o desaparecimento do autor de um livro comprometedor. O romance está previsto para 24 de junho, no Reino Unido; no Brasil, só deve ser publicado em novembro.

Vida de escritor

O passarinho Hector sonha em publicar seu primeiro livro. Depois de muitas tentativas, ele finalmente consegue, mas percebe que isso lhe trará algumas complicações. Os Passarinhos – Vida de Escritor (Balão Editorial, 2014) é uma coletânea de tirinhas criadas pelo quadrinista e escritor Estevão Ribeiro.

Os Passarinhos - Vida de Escritor

Arte de Estevão Ribeiro

Originalmente publicadas na Internet, as historinhas fizeram tanto sucesso que renderam outros dois livros: Hector & Afonso – Os Passarinhos (Balão Editorial, 2010) e Os Passarinhos e Outros Bichos (Balão Editorial, 2011). Nesse terceiro volume, Hector continua desfrutando da companhia de figuras ilustres da literatura, como Paulo, o Coelho; Ágata Triste, George Q. Q. Patin, Piu Gaiman e outros.

Conselhos e concursos

Premiação LiteráriaEis alguns textos valiosos para aprendizes de escritor: descubra a rotina diária de 13 grandes escritores e o que eles fazem para continuar escrevendo neste excelente artigo de Junior Silva, colunista do site Papo de Homem; saiba por que o sucesso de uma obra depende do esforço de seu autor em divulgá-la na coluna de Jana Lauxen, no Homoliteratus; aprenda com essas 12 dicas do escritor George R. R. Martin listadas por Luiz Ehlers no site Revista Fantástica.

Depois dessas pequenas doses de inspiração, humildade e aprendizado, que tal pôr a mão à obra e participar de algum destes concursos literários previstos para 2014 listados pelo escritor e professor Marcelo Spalding no site da Oficina de Escrita Criativa com Ênfase em Criação Literária?

Rapidinhas
  • Cineasta brasileira prepara adaptação de livro de Amós Oz

    Monique Gardenberg está trabalhando no quinto tratamento do roteiro baseado em A Caixa Preta, célebre romance epistolar de Oz. O filme será realizado em Israel, mas o elenco ainda não foi divulgado.

  • Poeta desiludido

    Em entrevista, Álvaro Alves de Faria, 72 anos, um dos mais importantes poetas de sua geração, disse estar decepcionado com a atual poesia brasileira: “essa mídia enaltece uma ‘poesia’ sem consistência nenhuma, um amontoado de coisas inúteis”.

  • Carta revela aversão à fama de escritor

    Charles Dodgson era tão avesso à fama que desejou “nunca ter escrito livros”. Quiçá por isso tenha assinado sua obra mais aclamada com o pseudônimo Lewis Carrol.

  • Obra autorizada por Roberto Carlos custará R$ 4.500

    Edição de colecionador com tiragem limitada não é uma biografia e será lançada na décima edição do cruzeiro temático “Emoções em alto mar”. Acompanhamento minucioso de Roberto Carlos teria atrasado o lançamento em 5 anos.

  • Livros que fizeram a cabeça de Renato Russo

    Entre as referências do líder da Legião Urbana estão trabalhos de Thomas Mann, Oscar Wilde, Aldous Huxley, Jorge Amado, Carlos Durmmond de Andrade, Fernando Pessoa e até mesmo Anne Rice e J. R. R. Tolkien. Confira a lista completa no Homoliteratus.

Opiniões recentes

Comente à vontade!

%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: