Oficina literária, Daniel Galera e dicas de Gabriel García Márquez

Estas são as Notas Literárias, sua dose semanal de literatura. Originalmente publicadas na coluna Café Literário, do portal Café com Notícias, elas agora marcam presença no Escriba Encapuzado. Toda quinta-feira o leitor confere por aqui um universo de novidades, curiosidades e inspiração. Caso queira sugerir pautas para este espaço, basta entrar em contato.

Salve amigo leitor, salve amigo aprendiz. Esta semana as Notas Literárias apresentam uma interessante coleção de contos digitais, adaptações para palcos e telonas das obras do escritor Daniel Galera, uma oficina de escrita em Belo Horizonte e muito mais. Confira.

Galáxia de Contos
Ebooks do Selo Formas Breves da e-Galáxia

Espaço cultural especializado na preparação de e-books, o e-Galáxia tem promovido um novo selo digital dedicado ao gênero conto. A proposta do Formas Breves é oferecer, pelo módico valor de R$1,99, trabalhos de qualidade, tantos de clássicos universais quanto da nova geração de autores em língua portuguesa.

Quatro contos já estão disponíveis para compra na Amazon, Google Play e em outras redes. Averrós, de José Luiz Passos foi vencedor do Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2013; Penélope, de André de Leones trata de um impasse entre uma atriz pornô e seu diretor; Lígia, de Victor Heringer trata de memória, morte e televisão; Uma no mercado, de Sérgio Fantini, explora um encontro de ex-namorados repleto de emoções num ônibus circular.

Oficina Literária em Belo Horizonte
Escritor Sergio Fantini

Fica aqui uma recomendação preciosa para aprendizes de escritor da capital mineira. Dia 17 de março, na segunda-feira pós-carnaval, o escritor Sérgio Fantini (sim, o mesmo do conto Uma no mercado da nota anterior) inicia mais uma edição da sua tradicional oficina de contos no espaço Letras e Ponto.

Ao todo serão dez encontros até 26 de maio, sempre às segundas-feiras, das 19:30 às 21:30 horas. Participei da oficina do mestre Fantini em 2013 e recomendo a todos que queiram pôr seus escritos à prova, bem como aprender e discutir os aspectos da criação literária.

Daniel Galera adaptado

As obras de um dos escritores brasileiros contemporâneos mais aclamados estão na mira de dramaturgos e cineastas. Dentes Guardados (Livros do Mal, 2001), primeiro livro (de contos) de Galera, ganha uma nova montagem pelas mãos do diretor Mário Bortolotto e estará em cartaz até Abril no Teatro Cemitério de Automóveis, em São Paulo, capital.

Atores interpretam contos de Daniel Galera

Atores interpretam contos de Daniel Galera – Lucas Mayor/Divulgação

Escritor Daniel GaleraEm 2007, Até o Dia em que o Cão Morreu (Companhia das Letras, 2007) virou o filme Cão Sem Dono, do diretor Beto Brant. Duas outras obras estão previstas para chegar aos cinemas em 2016: Barba Ensopada de Sangue (Companhia das Letras, 2012), livro premiado com o 3º lugar na categoria romance do Prêmio Jabuti, pelas mãos do diretor Aly Muritiba; e Cordilheira (Companhia das Letras, 2008), sob a direção de Carolina Jabor.

Este ano, a adaptação de Mãos de Cavalo (Companhia das Letras, 2006) começa a ser filmado em abril pelo cineasta Roberto Gervitz e conta com as atrizes Mariana Ximenes e Maria Flor no elenco. Sobre as adaptações de suas obras, Galera disse: “Nunca escrevo tendo adaptações em mente e considero cada uma delas uma obra independente, que tem a interpretação e a visão autoral de outra pessoa”.

Holocausto na TV

Escrito pela jornalista mineira Daniela Arbex, vencedora do Prêmio Esso 2005, Holocausto Brasileiro (Geração Editorial, 2013) será adaptado para a televisão. O livro-reportagem expõe os crimes hediondos ocorridos no hospital psiquiátrico Colônia contra os internos, dos quais cerca de 70% sequer tinham alguma doença mental.

O inicio das filmagens está previsto para maio e a direção ficará a cargo de Helvécio Ratton, o mesmo diretor responsável pelo documentário Em Nome da Razão, o qual expôs o caso em 1979 e também foi uma das fontes de Arbex na produção do livro. Maiores detalhes sobre o projeto ainda são desconhecidos.

Ano passado publiquei uma entrevista com Daneial Arbex durante o lançamento de seu livro em Belo Horizonte.

Daniela Arbex em foto do lançamento de seu livro em Belo Horizonte.

Na foto, repare numa figura bem ao fundo, oculta nas sombras, com o livro em mãos.

Conselhos de Márquez
Gabriel Garcia Márquez porToscano

Autor de Cem anos de solidão (Record, 2010) e Crônica de uma morte anunciada (Record, 2013),  e verdadeira lenda viva da literatura latino-americana, Gabriel García Márquez escreveu 12 valiosas dicas de escrita, devidamente traduzidas e publicadas no site Homoliteratus.

A dica que mais despertou minha atenção é aquela em que o colombiano confessa ter superado a síndrome da página em branco graças a um famoso conselho do escritor Ernest Hemingway: o importante é começar a escrever e continuar escrevendo até que as coisas comecem fluir sozinhas, como se ditadas por outra pessoa.

Rapidinhas

Comente à vontade!

%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: