Promoções de livros, dicas de escrita e arte com palavras

Uma das coisas que eu mais gostava de escrever para a coluna Café Literário do portal Café com Notícias eram as Notas Literárias. Gostava tanto que decidi continuar escrevendo-as. Semanalmente, o leitor poderá conferir por aqui novidades e curiosidades do universo da literatura. Anote na agenda: é toda quinta-feira! E caso queira sugerir pautas para este espaço, basta entrar em contato.

Salve amigo leitor, salve amigo aprendiz. Inicio esta nova fase das Notas Literárias apresentando duas promoções de livros de autores nacionais, conselhos valiosissimos para aprendizes de escritor, dicas de micro-histórias para ler durante o café e algumas recomendações de textos e notícias interessantíssimas. Confira.

Os mortos andam!

Morgan era um homem tão ordinário quanto qualquer outro. Sem nada que o destacasse em vida, tornou-se único na morte: sete dias após um acidente, ele retornou do túmulo para uma existência misteriosa e repleta de conflitos. Eis a proposta de Morgan, o único (Literata, 2011), primeiro livro do parceiro Douglas Eralldo, editor do site Listas Literárias.

Celebrando a repercussão entre os leitores, o autor decidiu premiar um felizardo com um exemplar de O Titereiro dos Mortos (Literata, 2013), seu segundo romance, ambientado no mesmo universo. Já conhece o trabalho do Eralldo e quer ganhar esse livro? Confira as regras da promoção no site oficial do escritor e inscreva-se até o dia 28/02. Se não conhece, eis sua oportunidade.

Anjos e demônios

Gosta de histórias que envolvam esses personagens míticos? Então você precisa conferir esse pacotão promocional com três livros de Eduardo Spohr, um dos escritores brasileiros mais aclamados pelo público jovem. Anunciado no Filosofia Nerd, seu site oficial, o combo inclui A Batalha do Apocalipse (Verus, 2010), Herdeiros de Atlântida (Verus, 2011) e Anjos da Morte (Verus, 2013).

Narrando a história de anjos e demônios que se digladiam através das eras pela supremacia, A Batalha do Apocalipse impulsionou a carreira de Spohr; os outros livros são ambientados no mesmo rico universo e integram a ainda inacabada trilogia Filhos do Éden. As edições à venda foram publicadas em material de maior durabilidade, com capa fosca e papel especial de alta gramatura.

Beethoven? Não, é outro alemão.

Conselhos para escritores

O nome Arthur Schopenhauer diz algo pra você? Pois esse desconhecido filósofo alemão é o autor de A Arte de Escrever (L&PM Pocket, 2005), livro que trata de temas inerentes à vida e à profissão de escritor. Em artigo no site Homoliteratus, a produtora cultural (e escritora) Jana Lauxen destacou e comentou trechos do trabalho de Schopenhauer.

O texto da Jana é leitura indispensável para todos os que se pretendem escritores. Já aqueles escritores apaixonados por thrillers devem conferir ainda estes 10 aspectos fundamentais de romances policiais enumerados pelo site Listas Literárias.

Palavras têm poder

Em março de 2012 o The New York Times publicou os resultados de estudos científicos que listavam diversos efeitos que a leitura de boas obras de ficção provocava no cérebro humano – o desenvolvimento da capacidade de empatia pelo próximo, por exemplo. Comentando este e demais pontos do artigo, o parceiro Diego Schutt publicou dicas de como a neurociência pode ajudar a escrever melhor. Confira mais esse excelente material do site Ficção em Tópicos.

Imaginem escrever um romance assim?!

Histórias (muito) curtas

Você quer ler novas histórias, mas não está disposto a encarar mais do que algumas linhas? Anda sem tempo para encarar páginas e mais páginas de ficção? Não pretende ser escritor, pretende? Se sim, tome vergonha nessa cara e crie tempo para ler! Você é “apenas” um leitor? Está bem, eu serei mais complacente contigo.

Enquanto decide se vai encarar um Dostoiévski ou um novo livro do Eduardo Spohr, por que não confere estes microrromances  em 140 caracteres e estes contos de até 100 caracteres publicados no site da Revista Bula? Ah, vá, a dica vale também para escritores em falta com a leitura nossa de cada dia (dessa vez passa!).

E antes que perguntem, sim, microrromances com dois erres mesmo, segundo o novo acordo ortográfico. 😛

Em tempo: não deixe de conferir também meus 13 microcontos.

Texto e Imagem

Você já gostou tanto de um livro que teve vontade de emoldurá-lo e pendurá-lo em lugar de destaque? Pois os bibliófilos do site Postertext com certeza já. Não, eles não fabricam buchas, parafusos ou suportes de parede para calhamaços de páginas. O que fazem é muito mais legal: ilustrações com as cenas marcantes de livros utilizando as próprias palavras de seus autores.

Os mais vendidos dentre estes belos trabalhos de arte tipográfica são O Conde de Monte Cristo, Alice no País das Maravilhas, O Grande Gatsby, As Aventuras de Sherlock Holmes e O Mágico de Oz. Eis outros dignos de nota: O Retrato de Dorian Gray, Drácula, A Metamorfose, Moby Dick e Vinte Mil Léguas Submarinas. São 62 livros até agora e é possível sugerir outros.

Rapidinhas

Opiniões recentes
  1. Lorena K. Otero

Comente à vontade!

%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: