Crônicas de Gelo e Fogo, Jane Austen revisitada e escritor hipster

Estas são as Notas Literárias, sua dose semanal de literatura. Originalmente publicadas na coluna Café Literário, do portal Café com Notícias, elas agora marcam presença no Escriba Encapuzado. Toda quinta-feira o leitor confere por aqui um universo de novidades, curiosidades e inspiração. Caso queira sugerir pautas para este espaço, basta entrar em contato.

Salve amigo leitor, salve amigo aprendiz. Em edição extraordinária e relâmpago, as Notas Literárias de hoje apresentam uma adaptação moderna do clássico livro Orgulho e Preconceito, um escritor despojado e novidades sobre o mundo da série Game of Thrones. Confira.

Mundo de Westeros

Crônicas de Gelo e Fogo - O Cavaleiro dos Sete ReinosFigurando entre os mais vendidos das últimas semanas no Brasil está O Cavaleiro dos Sete Reinos (Leya, 2014), novo trabalho de George R. R. Martin. Ambientado 90 anos antes dos eventos descritos em A Guerra dos Tronos (Leya, 2010), o livro traz as aventuras de Dunk e Egg, figuras icônicas do mundo de fantasia mais badalado dos últimos anos.

Em Londres, por ocasião do lançamento da terceira temporada da série Game of Thrones em DVD e Blu-Ray, uma pintura de rua recria A Muralha utilizando a incrível técnica de perspectiva trompe-l’oeil. Algumas pessoas aproveitaram para brincar e tirar fotos muito criativas.

E o mundo de Gelo e Fogo inspirou também a artista Sam Tsui a criar a série O Maravilhoso Mundo de Westeros, que escala princesas da Disney para os principais papéis femininos da saga fantástica de Martin. Consegue identificar quem é quem na imagem abaixo?

Wonderful World of Westeros - Disney

Em tempo: confira também as 14 mortes mais cruéis da série Game of Thrones recriadas como animações dos clássicos videogames de 8-bits. Mas cuidado, pois há spoilers para aqueles que não acompanham a produção da HBO.

Clássico Revisitado

Pintura de Jane AustenThe Lizzie Bennet Diaries é uma adaptação de Orgulho e Preconceito, aclamado romance de Jane Austen. O que há de tão especial nisso? Apenas a criatividade dos produtores Hank Green e Bernie Su, que deram aspectos mais contemporâneos à história e a apresentaram como uma bem-sucedida web-série.

Ambientada nos Estados Unidos, a adaptação mostra a protagonista Elizabeth (Lizzie) como uma vlogueira que compartilha suas confissões no YouTube com o auxílio da amiga Charlotte Lu. Em 100 episódios de curta duração, Lizzie fala de sua vida, das relações familiares e de suas interações com outros personagens.

Fiel à essência do livro, a história conta com grandes sacadas: troca os bailes e jogos de salão por festas e bares; transforma a irmã da protagonista, Kitty, numa gata (sacou a piadinha com o nome?); faz de Ricky Collins um empresário que faz uma oferta profissional a Lizzie ao invés pedi-la em casamento; e por aí vai.

E sabe o que é melhor? A série The Lizzie Bennet Diaries foi TODA legendada em português. Confira!

Orgulho e Preconceito - Lizzie Bennet Diaries

Escritor despojado

HipsterWritterChristopher Hermelin é um artista de rua incomum. Diariamente, ele se senta em uma praça e, com uma máquina de datilografia a tiracolo, espera que alguém o aborde com alguma ideia para uma história. Então ele a escreve, ali mesmo, de um só fôlego e sem preocupar-se em editar nada – o que sair, saiu.

Hermelin conta que sua história começou quando se mudou para Nova Iorque. Sem dinheiro nem emprego em vista, ele decidiu vender histórias para sobreviver. Sabendo-se perito em escrita criativa e um veloz datilógrafo, ele comprou sua máquina numa venda de quintal por 10 dólares e passou a ganhar com seu trabalho o que seus clientes estivessem dispostos a pagar.

A história do escritor impressionou tanto o produtor Mark Cersosimo que rendeu um curta-metragem, o qual você pode conferir logo abaixo. No site oficial de The Roving Typist há outros vídeos com o artista.

Comente à vontade!

%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: