Dicas de escrita, bibliotecas inusitadas e livro de Star Wars

Estas são as Notas Literárias, sua dose semanal de literatura. Originalmente publicadas na coluna Café Literário, do portal Café com Notícias, elas agora marcam presença no Escriba Encapuzado. Toda quinta-feira o leitor confere por aqui um universo de novidades, curiosidades e inspiração. Caso queira sugerir pautas para este espaço, basta entrar em contato.

Salve amigo leitor, salve amigo aprendiz. As Notas Literárias de hoje trazem mais um livro de John Green que será adaptado aos cinemas, um breve vídeo com dicas de escrita de Marcelino Freire, bibliotecas incomuns ao redor do mundo, marcadores de página criativos e muito mais. Confira.

Do livro à telona
Livro "Cidades de Papel", de John Green

A adaptação de A Culpa é das Estrelas (Intrínseca, 2012) sequer estreou nos cinemas e outro livro do escritor norte-americano John Green já está na mira de Hollywood: Cidades de Papel (Intrínseca, 2013) teve os direitos adquiridos recentemente pela Fox.

O quarto romance de Green conta a história de Quentin Jacobsen, adolescente que nutre um amor platônico pela excêntrica Margo Spiegelman. Ainda há poucos detalhes sobre a produção, mas sabe-se que os produtores e roteiristas serão os mesmos de A Culpa é das Estrelas, que estreia no Brasil em 5 de junho.

Caçador de Recompensas

Kits americanos: "The Bounty Hunter Code", "The Jedi Path" e "The Book of Sith"A Bertrand Brasil prepara uma nova surpresa para os fãs de Star Wars: The Bounty Hunter Code: From The Files of Boba Fett foi anunciado para dezembro. Escrito pelo mesmo Daniel Wallace de O Caminho Jedi (Bertrand Brasil, 2013) e O Livro dos Sith (Bertrand Brasil, 2014), este novo livro é uma coletânea de escritos daquele que é um dos caçadores de recompensas mais famosos da Galáxia.

Como se pode ver na imagem, a edição americana é caprichada, digna de qualquer fã da saga. Infelizmente, a versão da Bertrand Brasil deve se limitar ao livro principal, a exemplo do que aconteceu com os outros dois livros. Uma pena.

Terras de ShannaraDo livro "A Espada de Shannara"

A Saída de Emergência divulgou o mapa de Shannara, mundo de fantasia criado pelo escritor Terry Brooks. A bela ilustração é apenas um aperitivo para os leitores que aguardam ansiosos pelo lançamento de A Espada de Shannara, um dos clássicos do gênero. Previsto para abril, o livro narra a busca do meio-elfo Shea Ohmsford por uma lendária espada que, supostamente, é a única arma que pode derrotar um mal ancestral que novamente ameaça arruinar o mundo. Clique na miniatura do mapa ao lado para vê-lo ampliado em seus belos detalhes.

Dicas de Mestre

Vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura em 2006 com Contos Negreiros (Record, 2005), o pernambucano Marcelino Freire é autor de Amar é crime (Editora Edith, 2010), Nossos ossos (Editora Record, 2013) e outros 4 livros. Conhecido por ministrar oficinas em diversas partes do país, Marcelino falou brevemente sobre ser escritor à TV Clube de Autores. O vídeo é do ano passado, mas traz bons conselhos para nós, aprendizes.

Confira no vídeo abaixo a breve entrevista com Marcelino Freire:

Marcadores criativos

Você está cansado daqueles marcadores de página comuns e repletos de propagandas? Que tal utilizar algo mais criativo, em formato de uma câmera de vigilância, um tentáculo, a cauda de uma baleia ou um periscópio? Aproveitando o tema de obras renomadas, o grupo turco Fikr’et criou estes modelos para lá de originais, os quais você confere a seguir. Infelizmente, os marcadores não foram disponibilizados para download.

Marca-páginas criativos

Bibliotecas Inusitadas

Imagine uma biblioteca. Na sua mente ele é um lugar de silêncio sepulcral, cheio de estantes empoeiradas, mesas, cadeiras, talvez uma secretaria idosa no canto? Pois esqueça esse clichê, meu caro. Há bibliotecas bem mais inusitadas espalhadas por aí.

A Biblioteca Sandro Penna, no município da Perúgia, Itália, se parece com um disco voador; a Megabiblioteca Vasconcelos, México, é conhecida comportar 500 mil livros em estantes de cristal; já as bibliotecas de Sttugart, Alemanha, e de Vennesla, Noruega, têm arquiteturas futuristas; ah, e o que dizer do Epos, uma biblioteca flutuante que navega com cerca de 6000 exemplares pelas ilhas do fiorde norueguês?

Casais literários

Com qual casal da literatura você mais se identifica? Que tal responder a um questionário e descobrir? A brincadeira foi proposta pelo site BuzzFeed e a resposta é depende da resposta a perguntas como “como você lida com ciúmes?” e “qual é a atividade não sexual preferida do casal?”, além da seleção de “uma música sexy” e “um tema de festa à fantasia do casal”. O questionário está em inglês. O que saiu pra mim? Éowyn e Faramir de O Senhor dos Anéis, naturalmente. Tá esperando o quê? Vai lá e descubra com qual casal da literatura você e sua alma gêmea se parecem.

Cena do filme "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei"

Rapidinhas
  • Game of Thrones – The Exhibition no Rio em Abril

    O evento mais aguardado pelos fãs da obra de George R. R. Martin retorna ao Brasil, desta vez no Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 9 de abril. A desastrosa distribuição online dos ingressos ocorreu ontem.

  • Ilustrador brasileiro é o primeiro a vencer ‘Nobel’ da literatura infantil

    Roger Mello é ganhou o Prêmio Hans Christian Andersen em sua categoria. No Brasil, Mello já foi premiado com o Jabuti nas categorias infantojuvenil e ilustração em 2010 com Meninos do mangue (Companhia das Letras).

  • Machado de Assis traduzido para o inglês

    Histórias de Machado de Assis – edição bilíngue foi lançado pela editora americana New London Librarium. O livro é a mais importante coleção de traduções de contos do escritor em mais de 40 anos.

  • Editora Objetiva comprada pela Penguin

    Maior grupo editorial do mundo, a Penguin Random House adquiriu selos que constituem 45% da Companhia das Letras e da Objetiva.

Comente à vontade!

%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: