Formação de escritores, livros adaptados para o cinema e lugares fantásticos

Estas são as Notas Literárias, sua dose semanal de literatura. Originalmente publicadas na coluna Café Literário, do portal Café com Notícias, elas agora marcam presença no Escriba Encapuzado. Toda quinta-feira o leitor confere por aqui um universo de novidades, curiosidades e inspiração. Caso queira sugerir pautas para este espaço, basta entrar em contato.

Salve amigo leitor, salve amigo aprendiz. As Notas Literárias de hoje trazem dicas de cursos e oficinas de formação de escritores, um livro para fãs de romances policiais, o retorno de Anne Rice ao mundo dos vampiros, lugares fantásticos para se conhecer e muito mais. Confira.

Volta dos Mortos-Vivos
Encarnações do Vampiro Lestat no cinema.

Anne Rice não resistiu. Cerca de 6 anos depois de anunciar no YouTube que concluíra suas Crônicas Vampirescas, a autora de Entrevista com o Vampiro (Rocco, 2009), O Vampiro Lestat (Rocco, 2009) e outros 8 volumes da série anunciou um novo livro.

Prince Lestat dará continuidade à história de A rainha dos condenados (Rocco, 2009) e será lançado em outubro nos Estados Unidos – ainda não há previsão de publicação no Brasil.

Justificado

Timothy Olyphant é Raylan, personagem de ElmoreLeonard.Quem acompanha a série de TV Jusitfied agora pode conferir uma aventura inédita de Raylan Givens, o delegado federal de pavio curto e dedos nervosos.

Raylan (Companhia das Letras, 2013) foi escrito pelo falecido Elmore Leonard, e detentor do título de maior escritor de ficção policial da América.

Neste que é, na verdade, o terceiro romance com o personagem de Elmore – Pronto e Riding the Rap não foram publicados no Brasil – Givens se lança numa caçada a traficantes internacionais de cadáveres. A Companhia das Letras disponibilizou trechos do livro de Elmore em seu site.

Breve nos cinemas

Livros adaptados para o cinema.Vem aí mais uma leva de livros adaptados para as telonas. Ambientado numa distopia onde a sociedade é classificada de acordo com as virtudes dos cidadãos, Divergente (Rocco, 2012), de Veronica Roth, deve se tornar a nova febre adolescente. O aclamado A Culpa é das Estrelas (Intrínseca, 2013), de John Green, é um drama sobre um casal de adolescentes com câncer.

Um rapaz que acorda num misterioso elevador sem nenhuma memória além de seu nome é o ponto de partida para o filme inspirado no livro de James Dashner, Maze Runner – Correr ou Morrer (Vergara & Riba, 2010). O mestre dos vampiros também retornará em Dracula Untold, baseado no clássico de Bram Stoker.

O casamento em crise narrado por Gillian Flyn em Garota Exemplar (Intrínseca, 2013) deve sair também este ano. Os filmes mais esperados são, sem dúvida, a primeira parte de Jogos Vorazes – A Esperança (Rocco, 2011), de Suzanne Collins, e a conclusão do clássico de Tolkien em O Hobbit: Lá e De Volta Outra Vez.

Confira o trailer de A Culpa é das Estrelas.

)

Começos humildes
Escritores André Vianco e Eduardo Spohr

Eles mostram que a autopublicação pode ser uma opção.

O que Walt Whitman (Folhas de Relva), Liev Tolstói (Guerra e Paz), Marcel Proust (Em Busca do Tempo Perdido), Eduardo Spohr (A Batalha do Apocalipse) e André Vianco (Os Sete) têm em comum? Todos iniciaram suas carreiras literárias com publicações independentes, bancadas do próprio bolso.

Incluem-se nesse grupo ainda Robert Kiyosaki (Pai Rico, Pai Pobre), Daniel Suarez (Daemon), Brunonia Barry (A Ledora de Rendas), Christopher Paolini (Eragon) e outros autores de livros famosos que recorreram à autopublicação.

Note-se que o gênero da obra pouco importou: temos livros clássicos, autoajuda, fantasia, thriller. E ainda há quem defenda que a publicação independente não é o melhor caminho para quem sonha em se tornar um escritor profissional reconhecido.

Formação de escritores
Luiz Antônio de Assis Brasil e o escritor Marcelo Spalding.

Cursos de formação de escritores são cada vez mais comuns no Brasil, ainda que com forte centralização no eixo Rio-São Paulo. É curioso perceber, porém, que o de maior destaque está situado um pouco mais ao sul, em Porto Alegre: com cerca de 30 anos de tradição, a oficina de Luiz Antônio de Assis Brasil é renomada por ter formado Michel Laub, Daniel Galera e outros.

Àqueles que residem em outros estados restam duas alternativas: estudar à distância ou pela Internet (por exemplo, inscrevendo-se na Oficina de Criação Literária de Marcelo Spalding, que já foi aluno de Assis Brasil) ou procurar com afinco por cursos locais, normalmente menores e pouco divulgados. Publiquei no Escriba Encapuzado uma pequena lista de oficinas literárias que inclui cidades como Recife, Brasília e Belo Horizonte.

Em tempo: no próximo dia 17, segunda-feira, o escritor Sérgio Fantini iniciará, em Belo Horizonte, mais uma edição da oficina de contos “Para gostar de escrever” no espaço Letras e Ponto. Recomendadíssimo.

Realidade Fantástica

Há quem diga que ler é uma maneira de escapar desta nossa realidade insossa e absurda, de visitar locais que apenas a imaginação humana é capaz de conceber. Bem, a mãe natureza tem uma resposta à altura do desvario desses desavisados.

Das grutas de gelo de Mendenhall, no Alaska e das Salinas de Uyuni, na Bolívia, à grandiosidade da Montanha Tianzi, na China, e do Monte Roraima, na fronteira entre Brasil e Venezuela, o mundo em que vivemos se revela um verdadeiro acervo de maravilhas ainda por descobrir.

Rapidinhas
  • Pedro Bial lançará livro sobre o BBB

    A ser lançado pela editora Agir, Mensagem aos Brothers reunirá os melhores textos escritos por Bial para o programa Big Brother Brasil, programa que apresenta desde 2002. O livro já está em pré-venda na Internet.

  • 21 momentos que todo escritor vivencia

    Impossível não se identificar com a grande maioria destas divertidas animações em gifs. Dica do leitor Rafael Paz, editor do site Heróis e Mitos.

  • Revelada capa de novo livro de Stephen King

    O mestre do terror e do suspense anunciou em seu site a capa de Revival, romance previsto para 11 de novembro deste ano.

  • Robôs ameaçam o futuro de jornalistas

    Uma pesquisa revela que robôs são capazes de escrever artigos mais objetivos que humanos. E agora, o que o futuro reserva para os profissionais da notícia?

  • Manuscrito antigo está sendo decifrado

    Com cerca de 600 anos e considerado o livro mais difícil do mundo, o manuscrito Voynich está perto de ter sua confusa e incompreensível composição decifrada por criptógrafos, linguistas e até biólogos.

Opiniões recentes

Comente à vontade!

%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: