Ponto do Livro BH, contos clássicos e escritores de fantasia

Estas são as Notas Literárias, sua dose semanal de literatura. Originalmente publicadas na coluna Café Literário, do portal Café com Notícias, elas agora marcam presença no Escriba Encapuzado. Toda quinta-feira o leitor confere por aqui um universo de novidades, curiosidades e inspiração. Caso queira sugerir pautas para este espaço, basta entrar em contato.

Salve amigo leitor, salve amigo aprendiz. As Notas Literárias de hoje trazem o lançamento de uma antologia poética em Belo Horizonte, livros disponibilizados gratuitamente em pontos de ônibus, uma polêmica enquete sobre os maiores escritores de fantasia e mais. Confira.

Cartas e Poemas
Livro Tens Algo Para Mim - Projeto Cartas e Depoimentos

Um grupo de escritores e poetas decidiu abrir mão do Facebook, WhatsApp e demais formas de comunicação instantânea para corresponderem-se pelos correios. Por um ano inteiro, eles compartilharam visões, fatos cotidianos e opiniões. Agora, os melhores textos foram reunidos na antologia Tens algo para mim (Virtualbooks, 2014), a primeira de várias publicações anuais previstas pelo Projeto Cartas e Depoimentos.

Idealizado por Leandro Flores, o livro apresenta relatos pessoais e fictícios num misto de real e imaginário que convida o leitor a uma jornada por mundos múltiplos. O lançamento em Belo Horizonte está sendo promovido pelo grupo Café com Poemas e ocorre no sábado, dia 8, às 16 horas na livraria Status Café e Arte, localizada na rua Pernambuco, 1150, bairro Savassi.

Ponto do Livro

Inspirado pela Parada do Livro de São Paulo, o projeto Ponto do Livro BH busca promover a leitura disponibilizando livros para empréstimo gratuito em vários pontos de ônibus da capital mineira, a começar pelo entorno da Praça da Liberdade. Não há necessidade de cadastro: é só escolher um dos exemplares disponíveis no ponto, levá-lo e retorná-lo após a leitura.

As estruturas instaladas também aceitam doações: basta ir até o ponto – há um na Avenida Bias Fortes, em frente ao nº 21 –, colar um adesivo identificador no livro e deixá-lo em um dos exibidores de proteção. Os organizadores pedem que se dê preferência a obras de literatura. Ainda não há previsão de instalação em outros pontos da cidade.

Ponto do Livro BH - Parada do Livro

Contos Clássicos Gratuitos

Edgar Allan PoeO blog Lecturas Indispensables preparou uma lista com os 100 melhores contos da literatura universal disponibilizados gratuitamente na Internet. Se você não tem dificuldades para ler em espanhol, então vá até lá e confira. Mas se a idioma hermano não é seu forte, nada tema!

No site Homoliteratus, a colunista Priscila Yamany listou 30 contos em português. Estão lá os textos de autores renomados como Franz Kafka, Julio Cortázar, Edgar Allan Poe, Oscar Wilde, Ray Bradbury, Isaac Asimov, Ernest Hemingway, Arthur C. Clarke, Machado de Assis, Rubem Fonseca e outros. Imperdível.

Quem é o maior?

J. R. R. Tolkien, J. K. Rowling e George R. R. MartinO escritor parceiro Douglas Eralldo lançou aos leitores do site Listas Literárias uma enquete sobre quem seria o maior autor de fantasia de todos os tempos. O resultado foi, no mínimo, decepcionante e revela a óbvia influência do cinema e da TV – não dos livros, como seria mais apropriado – na opinião do público.

Nas primeiras posições dos 10 maiores escritores de fantasia estão J. R. R. Tolkien com 41%, J. K. Rowling com 17% e George R. R. Martin com 16%. Os três autores têm seu valor, disso não há duvidas, mas é difícil aceitar, por exemplo, que Rowling seja considerada melhor do que Neil Gaiman – sim, Harry Potter é genial, mas basta uma espiada no currículo de Gaiman para constatar a diversidade de sua obra; o cara é um mestre da fantasia.

É estranho ver o nome de Bernard Cornwell na lista, já que este escreve ficções históricas – em entrevista, o próprio Cornwell disse nunca ter se sentido tentado a escrever fantasia. Ainda mais incômodo é notar a ausência de Robert E. Howard (Conan), Robert Jordan (A Roda do Tempo), Marion Zimmer Bradley (As Brumas de Avalon) e Terry Pratchett (Discworld), só para citar alguns grandes escritores de fantasia que já foram publicados no Brasil.

Discworld - Terry Pratchett

Como alguém que criou isso não pode sequer ser considerado um dos maiores escritores de fantasia?

De Corpo e Capa

Corpus Libris é uma série de fotografias que mostram pessoas cobrindo partes de seus corpos com capas de livros, criando incríveis efeitos de ilusão. A ideia veio a Emily Pullen numa noite especialmente monótona quando trabalhava em uma pequena livraria independente em Los Angeles.

Ainda que não seja totalmente original – algo semelhante ocorre na série Sleeveface, que funde pessoas às capas de álbuns de música –, o projeto é bem interessante, como se pode conferir nas fotos abaixo. Amantes de livros, inspirem-se nesse trabalho e liberem sua criatividade!

Rapidinhas
  • Livro de Charles Chaplin em português

    A Companhia das Letras anunciou em seu blog a aquisição dos direitos de Footlights, o único romance escrito por Charlie Chaplin – o livro originou o filme “Luzes da Ribalta”. Ainda não há previsão de publicação..

  • Companhia de trem criará programa para escritores

    Uma empresa estatal de transporte ferroviário de passageiros nos Estados Unidos oferecerá viagens gratuitas a bordo de seus trens para “inspirar” escritores.

  • Livros assinados por Hitler são leiloados por U$ 65 mil

    Escrito pelo líder alemão, Mein Kampf (Minha Luta) ilustra os princípios da ideologia nazista. Os dois exemplares leiloados foram dedicados por Hitler a Josef Bauer, um dos primeiros membros do partido nazista.

  • Cursos de formação de escritores se espalham pelo País

    Dica para os que querem se profissionalizar como escritores, principalmente para os que residem no eixo Rio-São Paulo. Quando teremos cursos tão completos em Belo Horizonte, meu povo?!

  • 300 livros sobre arte para download gratuito

    Uma instituição cultural e filantrópica norte-americana disponibilizou uma biblioteca virtual contendo cerca de 300 livros de seu catálogo para download. A iniciativa é parte da celebração dos 45 anos de atividade editorial.

Opiniões recentes

Comente à vontade!

%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: