Orelha de Livro – Uma promissora rede social de leitores

Orelha de Livro, a rede social de leitoresTodo leitor que se preze mantém algumas listas: livros lidos, desejados, relidos, emprestados – vai dizer que não? Há por aí diversas ferramentas que facilitam a vida do leitor sistemático, mas a melhor ainda são as redes sociais: a constante interação com amigos e seguidores que elas proporcionam torna possível desbravar um verdadeiro universo de obras e autores.

Por um bom tempo, as plataformas estrangeiras se destacaram como as mais completas da Internet. Mas isso está para mudar com a chegada da Orelha de Livro, a mais promissora rede social de leitores do Brasil!

Ainda não conhece? Então deixa eu te apresentar.

Uma rede verdadeira

Mais do que auxiliar na organização e controle de seus volumes, a Orelha de Livro te conecta pra valer a outros leitores. Como? Integrando seu cadastro na rede ao seu perfil do Facebook.

Já no primeiro acesso, a plataforma sincroniza com toda a sua lista de amigos, ou seja, de cara você já pode seguir quem estiver cadastrado na rede – e quem não estiver pode receber seu convite no clicar de um botão. Na Orelha de Livro também é possível listar dentre todas as suas conexões aquelas que tenham as mesmas afinidades literárias. Isso é interatividade!

Tela Leitores - Orelha de Livro

Ambiente intuitivo e limpo

O visual da Orelha de Livro é caprichadíssimo, leve e amigável. Os recursos estão bem à vista e você não precisará empreender uma aventura para encontrá-los. Ao clicar em Leitores, você acessa sua lista de conexões (amigos, seguidores, afinidades). Em Autores, você pode buscar por seus escritores favoritos ou descobrir novos futuros ídolos literários.

Blogs é um portal para um universo de sites literários fora da rede; a Biblioteca, é claro, é onde você mantém sua lista de livros (leituras em espera, em andamento, concluídas e favoritas). O Feed é uma preciosidade que te permite visualizar, em tempo real, as interações dos membros da rede: resenhas sobre obras, novos livros cadastrados, novidades de blogs.

Tela - Orelha de Livro

O feed ainda não permite acompanhar as atualizações separadamente, ou seja, ver resenhas ou livros adicionados, por exemplo. Mas nada tema: esta e outras melhorias já estão previstas em futuras atualizações da plataforma.

Esses recursos podem ser acessados também lá do canto superior direito, junto à miniatura de sua foto do perfil. Por ali ainda é possível contatar os desenvolvedores e configurar sua conta na rede social.

Só o essencial

Simplicidade e praticidade são os motes da Orelha de Livro. As configurações de sua conta na rede se limitam ao envio de alertas ao e-mail associado ao seu perfil no Facebook: você pode ser avisado sempre que algum amigo adicionar uma obra nova, que alguém passar a te seguir, que um livro de sua biblioteca for resenhado e coisas assim.

Tela - Orelha de Livro

A outra única configuração necessária (ou não) é a habilitação da publicação automática no Facebook de todas as suas atividades na rede. E é isso. Tudo bem simples, essencial e objetivo. Precisa de mais?

Não é possível alterar o endereço para onde os alertas são enviados, mas quem sabe isso não muda logo? Os desenvolvedores estão sempre alertas – ok, trocadilho ruim; foi mal – às necessidades dos leitores da rede.

Livros, livros, livros…

A biblioteca é principal recurso da Orelha de Livro, é claro. Exceto, talvez, pelo feed¸ é aqui que você passará boa parte do tempo. A interface é enxuta e de bom gosto. Além de exibir sua foto de perfil, essa área te permite:

  •   inserir uma frase personalizada de até 100 caracteres;

  •   acessar a lista dos 100 livros mais populares da rede;

  •   alterar a exibição de sua estante virtual;

  •   adicionar livros em quatro listas: Quero ler, Estou Lendo, Já li, Favoritos.

Organizar suas listas é muito simples: basta clicar em “adicione” junto ao símbolo de adição (+) e uma tela menor se abrirá solicitando o nome do livro ou do autor que você procura; quando a obra desejada aparecer na lista, clique sobre a capa dela e, na tela seguinte, clique em “finalizar” – se já tiver lido o livro, classifique-o no tradicional sistema de 5 estrelas.

Tela - Orelha de Livro

A rede é você!

O Orelha de Livro conta com um bom acervo de obras já cadastradas, mas quem torna a rede mais e mais completa são os leitores. Trabalhos menos divulgados – lembra-se daquele seu autor local favorito? – talvez precisem ser cadastrados. Felizmente, o cadastro de novos livros também não é nenhum mistério.

Se você não encontrou seu livro na lista por autor, a opção de cadastro está logo na base da tela menor, em “clique aqui”. Se buscou pelo nome do livro não cadastrado, a tela será um grande botão vermelho escrito “cadastre um livro”.

Tela - Orelha de Livro

A tela de cadastro tem quatro campos – Título, Autor, ISNB (opcional) e Descrição (sinopse) – e um botão que permite adicionar uma capa do livro. Preenchido tudo, é só clicar em “adicionar” e você será redirecionado para a página do livro cadastrado. Simples não?

A rede somos nós!

A Orelha de Livro está só começando, mas já o faz arrasando, com um projeto gráfico, de usabilidade e de melhorias bem pensado. Esta aí uma rede social de leitores que não deixa nada a dever em relação à concorrência, quer estrangeira quer nacional.

É claro que eu não poderia ficar fora disso, certo? O Escriba Encapuzado já está lá na rede, embora não tão encapuzado assim; pouco a pouco atualizo a minha estante. Tá esperando o quê? Cadastre-se na Orelha de Livro e me siga por lá – aproveite e siga também o blog Escriba Encapuzado.

Tela - Orelha de Livro

Seja apenas um leitor ou um leitor-escritor, você não pode ficar de fora da Orelha de Livro, a rede social de leitores mais promissora do Brasil.

Campanha do Orelha de Livro

Comente à vontade!

%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: