Conheça a Liga de Autores Mineiros

Liga de Autores MineirosNo ano passado, eu participei da Bienal do Livro de Minas. Uma das mais gratas surpresas do evento foi conhecer um promissor grupo de escritores: com o objetivo de divulgar suas obras – publicadas de forma independente ou por pequenas editoras –, eles se uniram para compor a Liga de Autores Mineiros.

Ainda não conhece? Então deixa eu te apresentar.

A Origem

Em julho de 2014, a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte promoveu a Semana do Escritor: na agenda, constava o 1º Encontro de Jovens Autores e Blogueiros Literários, com a participação de Bernardo Sabino – sim, o filho do Fernando. Das 24 pessoas presentes, 14 se reuniram após o encontro e decidiram dividir um estande na iminente Bienal e promover seus livros; nascia a Liga de Autores Mineiros.

A maioria de seus membros reside em Belo Horizonte e região; como tantos outros escritores por aí, eles possuem outras profissões: há professores, atores, programadores, estudantes, servidores públicos. Diversidade é mesmo o ponto forte do grupo: seus trabalhos compreendem variados tipos de público (infantil, juvenil, adultos) e gêneros (fantasia, policiais, ficção científica).

Engana-se, porém, quem acha que o objetivo destes novos escritores é apenas vender livros: a Liga de Autores pretende promover encontros regulares para compartilhar experiências com seus leitores e, principalmente, colegas escritores e aspirantes.

E o primeiro já aconteceu.

Livos no 1º Encontro da Liga de Autores Mineiros

Que mesa linda! Livros e brindes sorteados no 1º Encontro da Liga de Autores Mineiros.

O Primeiro Encontro

Foi no último sábado, dia 11, na Biblioteca Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, berço oficial da Liga. Breve, mas instrutivo, o encontrou contou com uma apresentação sobre o processo de escrita e de publicação independente de um livro: Ana Faria, Ledinilson Moreira e Thais Lopes lançaram luz sobre muitas duvidas comuns aos escritores em início de carreira.

Ana é autora de Um Ano Bom (Ases da Literatura, 2014); autor de Portais (O Lutador, 2010), Ledinilson está com lançamento de dois novos livros marcados para o próximo dia 25; Thais é autora de O Ciclo da Morte (Senhor da Lenda, 2014) e Sentinela (Senhor da Lenda, 2015) – ela é a única da Liga que também trabalha como capista, diagramadora e revisora.

Brindes do 1º Encontro da Liga de Autores MineirosAo fim do encontro, os autores sortearam alguns exemplares de seus livros, camisas e outros brindes. Foi ótimo rever estes e outros colegas – infelizmente, nem todos os autores puderam estar presentes – que fiz na Bienal.

Gostei de conhecer outros escritores, como Breno Himura (conhecer Stephen King em pessoa não é pra qualquer um!) e Betzaida Mata, que me presenteou com um exemplar de seu primeiro livro, O Fundo e a Luz (Kazuaá, 2015) (menção honrosa em prêmio literário também não é pra qualquer um!).

A Biblioteca Infantil e Juvenil de Belo Horizonte é um verdadeiro paraíso para o leitor nerd. O acervo de quadrinhos deles é um show à parte; encontrei pérolas da minha infância, como as revistas da Marvel em formatinho. Também topei com o trio Dragão (Brasil, Dourado e Magazine) e muitos livros de RPG (sim!). Recomendo demais a visita! Olha aí o endereço: Rua Carangola, 288, Santo Antônio.

Siga a Liga de Autores Mineiros

A Liga está planejando muitos outros encontros para compartilhar os vários aspectos da vida de escritor e da produção de um livro. A distribuição, por exemplo, é uma questão tão ampla que será abordada mais detalhadamente no futuro. Há também indícios de uma oficina sobre escrita criativa no horizonte.

Não quer marcar bobeira? Então siga a página da Liga de Autores Mineiros no Facebook e fique ligado nos próximos eventos. Visite também o site oficial da Liga para saber mais sobre os autores e seus trabalhos.

E que venham mais encontros e mais livros destes guerreiros sonhadores.
Liga de Autores Mineiros

Da esquerda para a direita: Ledinilson Moreira, Ana Faria, Poliana Nogueira, Thais Lopes, Lavínia Rocha, Samuel Medina, Edna Barbosa e Ariálisson Fonseca.

eBook 7 coisas que aprendiMembro da Liga de Autores Mineiros, Samuel Medina está entre os escritores que contribuíram para a série “7 coisas que aprendi”. Quer saber mais? Confira aqui a experiência do grande Samuel.

Para saber mais:

  1. Liga de Autores Mineiros: site oficial do grupo de novos escritores.
  2. Página da Liga de Autores Mineiros no Facebook
  3. Design Editorial Magic: página (no Facebook) de serviços prestados pela capista, diagramadora e revisora Thais Lopes.
  4. Betzaida Mata: perfil da autora de O Fundo e a Luz no site da editora Kazuá.
Opiniões
  1. Aristides Dornas Júnior

Comente à vontade!

%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: