7 coisas que aprendi – por Ramon Barbosa Franco

Em uma iniciativa conjunta* entre os blogs Escriba Encapuzado e Vida de Escritor, T.K. Pereira e Alexandre Lobão convidam escritores para compartilharem suas experiências com os colegas de profissão, destacando sete coisas que aprenderam até hoje. Não interessa se você é iniciante ou veterano, se escreve poesias, contos, romances ou biografias, envie sua contribuição para esta série de artigos!

Neste post, com a palavra, o paulista Ramon Barbosa Franco, autor de Getúlio Vargas, um legado político, A próxima Colombina e Contos do Japim, todos pela Carlini & Caniato.

  1. Sempre tem um autor genial que você desconhece totalmente até achar uma nota na imprensa ou uma matéria na internet, e aí você fica totalmente louco, angustiado, querendo ler a obra completa deste escritor dentro dos próximos cinco minutos.

  2. Não se pode ter medo, prudência sim, mas medo não, pois o medo só te oprime e te empurra para o fundo, pega na sua mão e te leva direto para a derrota.

  3. O tesão ajuda muito a escrever, muito mais do que muita gente imagina. Sentir tesão por uma mulher é algo inspirador, altamente estimulante. Te deixa acordado horas a fio, fazendo com que a produção textual flua.

  4. Escrever de pé evita você sentir dores nas costas, além do que contribui para a circulação e coloca você em semelhança ao escritor Ernest Hemingway, uma baita inspiração para iniciantes ou escritores experientes.

  5. Sempre tenha à mão caneta e papel, bloco de notas do celular serve também, pois as ideias são ligeiras, fogem tão rápidas como uma enxurrada.

  6. Ame a tudo o que faça, ou procure encontrar o amor no que você faz. O amor te faz sempre mais verdadeiro, é um sentimento transformador e totalmente essencial no fazer literário.

  7. Respeite e ouça música. Respeite os limites de velocidade, os limites do consumo de álcool, os limites do seu corpo, respeite sua companheira, respeite seus filhos, se dê o respeito. Respeito é bom e todo mundo gosta, não ocupa espaço e não faz sujeira. Quanto a música, ele é musa inspiradora.

Sobre o autor

Ramon Barbosa FrancoRamon Barbosa Franco (Paraguaçu Paulista, 1979) é formado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade de Marília (Unimar). Escreveu os livros Getúlio Vargas, um legado político (Carlini & Caniato, 2015), A Próxima Colombina (Carlini & Caniato, 2014), Contos do Japim (Carlini & Caniato, 2010) e está presente em coletâneas de contos, narrativas e poemas.

Processo Criativo: 2 Mil Toques

Facebook: Perfil

Blog: O Escritor Japim

Twitter: @ramonbfranco

E-mail: ramonimprensa@gmail.com

Veja a opinião de outros autores aqui e no Vida de Escritor!

eBook 7 coisas que aprendiGostou das 7 dicas do Ramon? Quer aprender mais com a experiência de outros 58 escritores? Baixe agora o eBook gratuito da série 7 coisas que aprendi.

* Projeto inspirado pela coluna “7 Things I’ve Learned So Far”, da revista Writer’s Digest.



Comente à vontade!

Ou opine pelo Facebook:

Seguir

Inscreva-se e receba notificações de novos artigos por email.

Junte-se a outros seguidores.

%d blogueiros gostam disto: