Dia 13: Ganchos de Enredo e o Elemento Especulativo – 30 Dias de Construção de Mundo

WorldbuildingEste é o décimo terceiro de 30 artigos sobre construção de mundos escritos por Stephanie Cottrel Bryant e traduzidos por muá, Diogo Ruan Orta. Publicado em 2007 para participantes do NaNoWriMo, este tutorial prático e baseado em livros sobre o tema permanece uma ferramenta útil.

No exercício anterior, nós trabalhamos o elemento especulativo que nos permitiu validar e expandir muitas decisões tomadas até aqui. Hoje vamos trabalhar esses elementos de modo a dar mais verossimilhança a nossa história. Pegue seu caderno e um relógio aí e separe alguns minutinhos para a leitura e o exercício do dia.

Quer mais dicas? Vá ao perfil WattPad do T. K. Pereira e procure por um livrinho chamado Guia do Construtor de Mundos. Recomendo dar uma conferida, já que os textos de lá complementam os deste tutorial – sim, foram escritos pela mesma autora. Segue o chefe por lá pra ficar por dentro.

30 Dias de Construção de Mundo, por Stephanie Cottrell Bryant
Dia 13: Ganchos de Enredo e o Elemento Especulativo

Pegue as notas de ontem. Essas notas tratam do seu elemento especulativo – a magia ou regra sobrenatural ou ficção científica que não é real na nossa Terra. É nesse algo que seus leitores precisam acreditar a fim de mergulhar em sua história.

Exercício de Hoje:

Se você tem alguma ideia do seu enredo a essa altura, pegue quaisquer notas relativas a ele e anote dez consequências (no mínimo) que seu elemento especulativo pode ter em seu enredo.

Exemplo: num mundo mágico, cruzar um continente não *precisa* levar várias semanas. Em um mundo de biotecnologia avançada, talvez as pessoas não precisem morrer. Como isso afeta uma fantasia sobre uma jornada onde a parte das viagens conduz os heróis a mais aventuras? Como isso afeta o vilão, já que ele não pode morrer? Ou o herói?

Highlander - Filme - RPG - Fantasia - Ficção CientíficaSe você não faz ideia do seu enredo, mas sabe quais tipos de elementos especulativos devem estar em seu romance, tudo bem. Apenas confira suas anotações sobre tal elemento e comece a perguntar a si mesmo: “o que eu posso fazer com este elemento? Meu herói ou vilão podem usá-lo? Ou eles evitam usá-lo? É uma ameaça? Uma conveniência? As duas coisas? E o que ocorre quando o elemento falha? Ele modifica algo ubíquo, como uma tecnologia que torna as comunicações instantâneas, ou uma força sobrenatural que devora pessoas no escuro (o que tornaria velas e lanternas necessárias e comuns)?”

Quais eventos podem ser enquadrados nessa especulação, esses eventos aparecerão em seu romance? (O teste decisivo para saber se algo deve ou não aparecer em seu romance é checar se há relação ou não com a ambientação ou o tema do romance, ou se será surpreendente de alguma forma). Anote dez (no mínimo) consequências que envolvam ou dependam de sua magia, tecnologia, ou bichos-papões.

Você não precisa utilizar os ganchos de enredo gerados neste exercício, claro, mas eles ajudam seu elemento especulativo a se tornar parte mais central de sua história, ao invés de servir só como um “barulho ao fundo” no seu romance (à la space opera).

É provável que você perceba que, quando seu enredo começar a vacilar (quase sempre lá pelo meio – enredos sempre falham lá pelo meio), a lista de ganchos de enredo armazenada em seu caderno te fornecerá algo que ajudará a impulsionar a história, ou, pelo menos, dará alguma diversão interessante aos seus personagens por algumas mil palavras.

Amanhã tem mais exercício! Quer compartilhar o seu? Use os comentários. 😉
Direitos

Os exercícios de construção de mundo estão sob uma licença Creative Commons que permite tradução, distribuição para grupos de escrita, venda (com permissão), reimpressão (para uso não comercial) ou cópia exata, todos com os devidos créditos à autora do texto original, Stephanie Cottrell Bryant.

Esta tradução NÃO pode ser distribuída de forma alguma senão em trechos curtos dos textos (até 100 palavras), desde que seja visivelmente dado crédito ao tradutor (Diogo Ruan Orta) e desde que haja um link direcionando para o site Escriba Encapuzado.

Favor respeitar o trabalho árduo de tradução do amigo Diogo.

Para saber mais:

  1. Dia 12: Elemento Especulativo – 30 Dias de Construção de Mundo: neste décimo segundo exercício da série, vamos detalhar melhor certos aspectos do nosso mundo.

Especial NaNoWriMo:

  1. 30 dias para escrever um livro – saiba mais sobre o evento no primeiro artigo da série sobre o evento.
  2. As críticas e o valor do desafio – saiba porque o evento é visto com desconfiança por escritores e demais profissionais do mercado editorial.
  3. Como escrevi um livro em 30 dias – onde detalho minha participação no evento em 2012.
  4. Diário de escrita – onde falo sobre valor de se manter um diário e compartilho o meu próprio.
  5. Guia de sobrevivência – dicas para aqueles que ousarem aceitar o desafio!
  6. National Novel Writing Month: página oficial do evento (em inglês).
Opiniões recentes
  1. Maria do Carmo Bonfim
      • Maria do Carmo

Comente à vontade!

%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: