Dia 15: Recursos – 30 Dias de Construção de Mundo

WorldbuildingEste é o décimo quinto de 30 artigos sobre construção de mundos escritos por Stephanie Cottrel Bryant e traduzidos por muá, Diogo Ruan Orta. Publicado em 2007 para participantes do NaNoWriMo, este tutorial prático e baseado em livros sobre o tema permanece uma ferramenta útil.

No exercício anterior, nós tratamos de sistemas educacionais e de como relacioná-los aos nossos personagens. Hoje chegamos à metade do nosso tutorial e veremos a indicação de alguns recursos complementares (em inglês e em português). Pegue seu caderno e um relógio aí e separe alguns minutinhos para a leitura e o exercício do dia.

Quer mais dicas? Vá ao perfil WattPad do T. K. Pereira e procure por um livrinho chamado Guia do Construtor de Mundos. Recomendo dar uma conferida, já que os textos de lá complementam os deste tutorial – sim, foram escritos pela mesma autora. Segue o chefe por lá pra ficar por dentro.

30 Dias de Construção de Mundo, por Stephanie Cottrell Bryant
Dia 15: Recursos

Nesta metade do tutorial de construção de mundos, talvez você esteja interessado em alguns recursos complementares. Esta lista foi compilada por Holly Ingraham, uma das ministrantes do Other World Writing Workshop, o qual tem um fórum (o Starship Barbarian Lounge) nos fóruns de Grupos de Escrita do NaNoWriMo.

Lista da Holly (em inglês):

Leia tudo disponível em:

Outros Textos (em inglês):

Vá ao perfil WattPad do T. K. Pereira e procure pela tradução do Guia do Construtor de Mundos.

Da Writer’s Digest Books (em inglês):
  • The Writer’s Complete Fantasy Reference (introdução por Terry Brooks) inclui alguns capítulos sobre magia e paganismo, e também sobre comércio, ofícios, vestimentas, castelos e culturas do mundo real.
  • Resources - Fantasia - Complete Writers Reference - Terry BrooksWriting Science Fiction and Fantasy inclui o capítulo “The World-Builder’s Handbook and Pocket Companion”.
  • World-Building, por Stephen L. Gillet. Este é indispensável. Este está repleto de recursos para criar um mundo físico que faça sentido.
  • Aliens and Alien Societies, por Stanley Schmidt. Ainda não o li, mas deve ser aplicável tanto às raças de fantasia quanto aos alienígenas da ficção científica.
  • The Character Naming Sourcebook, por Sherrilyn Kenyon. Na verdade, qualquer livro decente de nomes de bebês serve – certifique-se de que este liste o significado do nome, as origens, e grafias alternativas. The Character Naming Sourcebook lista nomes por país/cultura, de modo que você pode selecionar nomes para personagens de culturas ligeiramente semelhantes para fazer sentido.
  • The Writer’s Guide to Creating a Science Fiction Universe, por George Ochoa and Jeffrey Osier. Outro bom livro sobre construção do mundo físico, definindo coisas como os locais adequados para montanhas, etc.
Outros livros (em inglês):
  • A Poetry Handbook, por Mary Oliver; um recurso bom e compreensível sobre como as palavras soam. Igualmente útil para você que está inventando línguas e culturas, permitindo que você escreva poesia para seus gnomos.
  • Life in a Medieval Castle, por Joseph and Frances Gies. Eles também têm livros sobre a vida em cidades medievais, etc.; recursos úteis por toda parte.
  • Ellis Peters - Brother CadfaelThe Borderlands of Science, por Charles Sheffield. Fornece uma visão geral muito boa da ciência e dos limites do conhecimento científico.
  • Um título semelhante é The Borderlands of Science: Where Sense Meets Nonsense, por Michael Shermer; o livro explora a fronteira entre ciência e pseudociência.
  • Don’t Know Much About Geography, por Kenneth C. Davis; um excelente livro de conceitos fundamentais mais pesados sobre a geografia física da Terra.
  • Todos os romances de mistério de Brother Cadfael, personagem criado por Ellison Peters; os livros são excelentes – além de romancista, Peters é um medievalista capacitado – e, muitas vezes, leitura obrigatória em cursos de história da faculdade.
Recomendações do Tradutor (em português):
Exercício de Hoje:

Confira os sites que tenham alguma relação com seu romance, e escolha um livro ou dois que você planeje ler, quer entre agora e o início de sua escrita quer para dar vida ao seu mundo após ter escrito sua primeira versão.

Amanhã tem mais exercício! Quer compartilhar o seu? Use os comentários. 😉
Direitos

Os exercícios de construção de mundo estão sob uma licença Creative Commons que permite tradução, distribuição para grupos de escrita, venda (com permissão), reimpressão (para uso não comercial) ou cópia exata, todos com os devidos créditos à autora do texto original, Stephanie Cottrell Bryant.

Esta tradução NÃO pode ser distribuída de forma alguma senão em trechos curtos dos textos (até 100 palavras), desde que seja visivelmente dado crédito ao tradutor (Diogo Ruan Orta) e desde que haja um link direcionando para o site Escriba Encapuzado.

Favor respeitar o trabalho árduo de tradução do amigo Diogo.

Para saber mais:

  1. Dia 14: Educação – 30 Dias de Construção de Mundo: neste décimo quarto exercício da série, vamos tratar de sistemas educacionais e de como relacioná-los aos nossos personagens.

Especial NaNoWriMo:

  1. 30 dias para escrever um livro – saiba mais sobre o evento no primeiro artigo da série sobre o evento.
  2. As críticas e o valor do desafio – saiba porque o evento é visto com desconfiança por escritores e demais profissionais do mercado editorial.
  3. Como escrevi um livro em 30 dias – onde detalho minha participação no evento em 2012.
  4. Diário de escrita – onde falo sobre valor de se manter um diário e compartilho o meu próprio.
  5. Guia de sobrevivência – dicas para aqueles que ousarem aceitar o desafio!
  6. National Novel Writing Month: página oficial do evento (em inglês).

Comente à vontade!

%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: