Dia 20: Ganchos de Enredo – 30 Dias de Construção de Mundo

WorldbuildingEste é o vigésimo de 30 artigos sobre construção de mundos escritos por Stephanie Cottrel Bryant e traduzidos por muá, Diogo Ruan Orta. Publicado em 2007 para participantes do NaNoWriMo, este tutorial prático e baseado em livros sobre o tema permanece uma ferramenta útil.

No exercício anterior, nós trabalhamos melhor os personagens do nosso mundo. Hoje vamos terminar (ou começar) a esboçar os capítulos e cenas de nosso romance. Pegue seu caderno e um relógio aí e separe alguns minutinhos para a leitura e o exercício do dia.

Quer mais dicas? Vá ao perfil WattPad do T. K. Pereira e procure por um livrinho chamado Guia do Construtor de Mundos. Recomendo dar uma conferida, já que os textos de lá complementam os deste tutorial – sim, foram escritos pela mesma autora. Segue o chefe por lá pra ficar por dentro.

30 Dias de Construção de Mundo, por Stephanie Cottrell Bryant
Dia 20: Ganchos de Enredo

The One Ring - Lord of the RingsChegamos a mais um dia de Gancho de Enredo, e já que estamos dando vida ao restante da narrativa a essa altura, hoje é um bom dia para sentar e terminar (ou começar) o esboço de seu enredo. Este deve ser uma lista básica de capítulos e cenas contendo o que você quer que aconteça nelas.

Se você não tem um enredo, tudo bem. Mas, talvez, você tenha ao menos uma pergunta? Um conflito que vive ressurgindo na preparação do seu romance? Não?

Pegue aquela sua lista de ganchos de enredo do dia 13. O que você vê? Há conflitos que surgem com maior frequência? No nível mais básico, o que você vê como o conflito principal, a pergunta nº 1 que você terá que responder em seu romance?

No romance que estou escrevendo, por exemplo, existem vários ganchos de enredo que vivem surgindo. Atividades sísmicas e vulcânicas terão um grande papel em meu romance, e também a cultura de estruturas familiares – chocadas, não paridas – e o que pode influenciar ou não na escolha de parceiros de ninhada como membros importantes da família. O mais importante, porém, é que eu vivo retornando à dinâmica básica entre dinossauros predadores e todos os demais.

A pergunta “quem irá devorar quem” é tão central para meu enredo de certo modo complexo, que entendo ser o propósito do meu romance respondê-la. Se eu não puder, ao final do livro, contar o que acontece nas relações caçador/não-caçador, então terei falhado como autora, e meu livro terá fracassado também. Em última análise, essa é a pergunta que eu continuo a me fazer.

Exercício de Hoje:

Então, que pergunta você está tentando responder com seu romance? Você está definindo um conflito entre um Cara Malvadão e o seu Herói? Talvez sua pergunta seja tão simples quanto “quem vencerá?”. Você estabeleceu um conflito homem-contra-sociedade, no qual seu Herói luta contra as restrições de sua distopia futurística opressiva (à la 1984)?

Se não existe mesmo um enredo e tudo o que você tem é aquela série de ganchos que te pedi para escrever no exercício 13, vá em frente e anote aqueles que você quer usar, colocando-os na ordem mais lógica.

Quando chegar a hora de escrever mesmo o romance, você poderá ir pulando de gancho em gancho, e sua história será menos uma narrativa única e mais uma coleção de momentos nas vidas de seus personagens. Também não há problema com isso – há muitos romances que funcionam melhor como uma série de aventuras inter-relacionadas (o que também não viola as regra de participação do NaNoWriMo!).

Amanhã tem mais exercício! Quer compartilhar o seu? Use os comentários. 😉
Direitos

Os exercícios de construção de mundo estão sob uma licença Creative Commons que permite tradução, distribuição para grupos de escrita, venda (com permissão), reimpressão (para uso não comercial) ou cópia exata, todos com os devidos créditos à autora do texto original, Stephanie Cottrell Bryant.

Esta tradução NÃO pode ser distribuída de forma alguma senão em trechos curtos dos textos (até 100 palavras), desde que seja visivelmente dado crédito ao tradutor (Diogo Ruan Orta) e desde que haja um link direcionando para o site Escriba Encapuzado.

Favor respeitar o trabalho árduo de tradução do amigo Diogo.

Para saber mais:

  1. Dia 19: Personagens – 30 Dias de Construção de Mundo: neste décimo nono exercício da série, vamos trabalhar melhor aos personagens do nosso mundo.

Especial NaNoWriMo:

  1. 30 dias para escrever um livro – saiba mais sobre o evento no primeiro artigo da série sobre o evento.
  2. As críticas e o valor do desafio – saiba porque o evento é visto com desconfiança por escritores e demais profissionais do mercado editorial.
  3. Como escrevi um livro em 30 dias – onde detalho minha participação no evento em 2012.
  4. Diário de escrita – onde falo sobre valor de se manter um diário e compartilho o meu próprio.
  5. Guia de sobrevivência – dicas para aqueles que ousarem aceitar o desafio!
  6. National Novel Writing Month: página oficial do evento (em inglês).
Sem opiniões

Comente à vontade!

%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: