Dia 22: Revendo a Geografia – 30 Dias de Construção de Mundo

WorldbuildingEste é o vigésimo segundo de 30 artigos sobre construção de mundos escritos por Stephanie Cottrel Bryant e traduzidos por muá, Diogo Ruan Orta. Publicado em 2007 para participantes do NaNoWriMo, este tutorial prático e baseado em livros sobre o tema permanece uma ferramenta útil.

No exercício anterior, nós focamos nas demais criaturas vivas de seu mundo: os animais (fauna) e as plantas (flora). Hoje vamos rever e ajustar as decisões tomadas sobre geografia. Pegue seu caderno e um relógio aí e separe alguns minutinhos para a leitura e o exercício do dia.

Quer mais dicas? Vá ao perfil WattPad do T. K. Pereira e procure por um livrinho chamado Guia do Construtor de Mundos. Recomendo dar uma conferida, já que os textos de lá complementam os deste tutorial – sim, foram escritos pela mesma autora. Segue o chefe por lá pra ficar por dentro.

30 Dias de Construção de Mundo, por Stephanie Cottrell Bryant
Dia 22: Revendo a Geografia

Terraforming - Sci-Fi - FantasiaA essa altura, você pode ter optado por modificar muita coisa sobre a formação do seu mundo. Talvez tenha decidido mudar certas facções e precise colocá-las mais próximas. Ou talvez você tenha apenas que inserir um vulcão em erupção no meio do seu romance… quem sabe?

Hoje é dia de rever sua geografia. Se você ainda não conferiu alguns dos sites sobre o assunto indicados até aqui, faça-o.

Se existe algum aspecto que você acha que será importante (por exemplo, se existir uma raça de navegantes e as correntes oceânicas forem cruciais para a sobrevivência deles), reveja-o e assegure-se de estar no caminho certo.

Se você decidiu adicionar um evento fantástico, como um cataclismo mágico, decida onde este aconteceu e como (ou se) a paisagem do seu mundo foi alterada pelo mesmo.

Exercício de Hoje:

Redesenhe o mapa, se precisar. Ele não precisa ser preciso – quando forem colocar o mapa no seu belo livro, o editor contratará um artista para refazê-lo, de qualquer forma.

Se você não faz ideia de como redesenhar seu mapa, pegue um marcador preto para reforçar, nas linhas a lápis, as partes do mapa rascunhado original que permanecerão (os contornos de uma costa, por exemplo) – deixe de fora quaisquer rótulos ou inscrições, já que estes não vão aparecer direito mesmo.

Coloque um segundo pedaço de papel sobre o primeiro e decalque à lápis sobre as linhas mais escuras. Escreva os nomes de locais e os ícones de legenda do mapa (utilize pequenas árvores para florestas, “V’s” de ponta cabeça para montanhas, etc.). Desenhe estradas e rios (lembre-se: num mapa, azul sempre indica água), bem como suas cidades, vilas e assentamentos.

Exercícios Relacionados:

Amanhã tem mais exercício! Quer compartilhar o seu? Use os comentários. 😉
Direitos

Os exercícios de construção de mundo estão sob uma licença Creative Commons que permite tradução, distribuição para grupos de escrita, venda (com permissão), reimpressão (para uso não comercial) ou cópia exata, todos com os devidos créditos à autora do texto original, Stephanie Cottrell Bryant.

Esta tradução NÃO pode ser distribuída de forma alguma senão em trechos curtos dos textos (até 100 palavras), desde que seja visivelmente dado crédito ao tradutor (Diogo Ruan Orta) e desde que haja um link direcionando para o site Escriba Encapuzado.

Favor respeitar o trabalho árduo de tradução do amigo Diogo.

Para saber mais:

  1. Dia 21: Flora e Fauna – 30 Dias de Construção de Mundo: neste vigésimo primeiro exercício da série, vamos focar nas demais criaturas vivas de seu mundo: os animais (fauna) e as plantas (flora).

Especial NaNoWriMo:

  1. 30 dias para escrever um livro – saiba mais sobre o evento no primeiro artigo da série sobre o evento.
  2. As críticas e o valor do desafio – saiba porque o evento é visto com desconfiança por escritores e demais profissionais do mercado editorial.
  3. Como escrevi um livro em 30 dias – onde detalho minha participação no evento em 2012.
  4. Diário de escrita – onde falo sobre valor de se manter um diário e compartilho o meu próprio.
  5. Guia de sobrevivência – dicas para aqueles que ousarem aceitar o desafio!
  6. National Novel Writing Month: página oficial do evento (em inglês).

Comente à vontade!

%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: