Dia 24: Revendo a Ambientação – 30 Dias de Construção de Mundo

WorldbuildingEste é o vigésimo quarto de 30 artigos sobre construção de mundos escritos por Stephanie Cottrel Bryant e traduzidos por muá, Diogo Ruan Orta. Publicado em 2007 para participantes do NaNoWriMo, este tutorial prático e baseado em livros sobre o tema permanece uma ferramenta útil.

No exercício anterior, nós revemos e ajustamos aspectos da cultura de nosso mundo. Hoje vamos seguir revisando, desta vez focando a ambientação. Pegue seu caderno e um relógio aí e separe alguns minutinhos para a leitura e o exercício do dia.

Quer mais dicas? Vá ao perfil WattPad do T. K. Pereira e procure por um livrinho chamado Guia do Construtor de Mundos. Recomendo dar uma conferida, já que os textos de lá complementam os deste tutorial – sim, foram escritos pela mesma autora. Segue o chefe por lá pra ficar por dentro.

30 Dias de Construção de Mundo, por Stephanie Cottrell Bryant
Dia 24: Revendo a Ambientação

Duas CidadesA essa altura, você já sabe qual ambientação deseja estabelecer. Você conhece suas palavras. Você escolheu as cores que evocam a ambientação. Sua política contribui para a mesma. Seu enredo até mesmo a reforça. E se não for este o caso, hoje é o dia de garantir que tudo esteja nos conformes.

Exercício de Hoje:

Reveja suas anotações e marque uma letra “a?” ao lado de qualquer coisa que não case com as sensações que sua ambientação deve transmitir. Sensações desencontradas não são problema, é claro; de muitas maneiras, é crucial haver diversidade. Mas você quer saber, ao escrever seu romance, se um elemento particular diluirá as sensações da ambientação ou não.

Exercício Bônus:

Encontre um desenho ou peça de arte que capture a ambientação de sua obra e o imprima, de preferência em cores. Cole-o do lado de fora do seu caderno ou perto da sua mesa. Hoje pode ser um bom dia também para elaborar uma playlist que transmita as sensações adequadas à ambientação.

Além disso, confira outro exercício bônus sobre fadiga e o que fazer quando você começar a ficar obcecado pelos detalhes…

Amanhã tem mais exercício! Quer compartilhar o seu? Use os comentários. 😉
Direitos

Os exercícios de construção de mundo estão sob uma licença Creative Commons que permite tradução, distribuição para grupos de escrita, venda (com permissão), reimpressão (para uso não comercial) ou cópia exata, todos com os devidos créditos à autora do texto original, Stephanie Cottrell Bryant.

Esta tradução NÃO pode ser distribuída de forma alguma senão em trechos curtos dos textos (até 100 palavras), desde que seja visivelmente dado crédito ao tradutor (Diogo Ruan Orta) e desde que haja um link direcionando para o site Escriba Encapuzado.

Favor respeitar o trabalho árduo de tradução do amigo Diogo.

Para saber mais:

  1. Exercício Bônus: Dicas sobre Fadiga Mental – já está de saco cheio do seu mundo? Confira algumas dicas de como lidar com isso sem pirar!
  2. Dia 23: Flora e Fauna – 30 Dias de Construção de Mundo: neste vigésimo terceiro exercício da série, vamos rever e ajustar aspectos da cultura de nosso mundo.

Especial NaNoWriMo:

  1. 30 dias para escrever um livro – saiba mais sobre o evento no primeiro artigo da série sobre o evento.
  2. As críticas e o valor do desafio – saiba porque o evento é visto com desconfiança por escritores e demais profissionais do mercado editorial.
  3. Como escrevi um livro em 30 dias – onde detalho minha participação no evento em 2012.
  4. Diário de escrita – onde falo sobre valor de se manter um diário e compartilho o meu próprio.
  5. Guia de sobrevivência – dicas para aqueles que ousarem aceitar o desafio!
  6. National Novel Writing Month: página oficial do evento (em inglês).
Sem opiniões

Comente à vontade!

%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: