Dia 25: O Céu – 30 Dias de Construção de Mundo

WorldbuildingEste é o vigésimo quinto de 30 artigos sobre construção de mundos escritos por Stephanie Cottrel Bryant e traduzidos por muá, Diogo Ruan Orta. Publicado em 2007 para participantes do NaNoWriMo, este tutorial prático e baseado em livros sobre o tema permanece uma ferramenta útil.

No exercício anterior, nós revemos e ajustamos aspectos da ambientação de nosso mundo. Hoje vamos tratar de um assunto que acabou negligenciado lá no início: corpos celestes. Pegue seu caderno e um relógio aí e separe alguns minutinhos para a leitura e o exercício do dia.

Quer mais dicas? Vá ao perfil WattPad do T. K. Pereira e procure por um livrinho chamado Guia do Construtor de Mundos. Recomendo dar uma conferida, já que os textos de lá complementam os deste tutorial – sim, foram escritos pela mesma autora. Segue o chefe por lá pra ficar por dentro.

30 Dias de Construção de Mundo, por Stephanie Cottrell Bryant
Dia 25: O Céu

SciFi - Fantasy - Alien WorldPara hoje eu tinha planejado uma última revisão nos personagens. Mas daí Holly Ingraham foi maravilhosa e enviou um artigo que ela escreveu sobre os satélites ao redor de seu mundo, e me deu permissão de tornar este o exercício do dia 25.

Leia isto. É maravilhoso e serve para lembrar a todos nós de que a lua pode servir para dar luz, trevas, ou ambientação à nossa história – mas não em certos momentos do mês.

O título fala de arco-íris, e talvez Holly faça uma breve recapitulação sobre eles e como podem ser aplicados à construção do mundo.

Exercício de Hoje:

Leia o artigo indicado acima e então imagine: quantas luas existem em seu mundo? Quanto tempo dura um mês para cada uma delas? Quais são seus nomes? Você tem alguma cena já planejada na qual a luz da lua é absolutamente necessária? Se sim, assegure-se de anotar a fase da lua que você precisará naquela data, e use aquela data como sua “pedra-de-toque” para as fases seguintes da lua.

Se achar necessário, elabora o calendário lunar e, à medida que as cenas forem sendo escritas, encaixe-as no calendário de modo a saber que tipo de lua seus personagens podem encontrar nessas ocasiões.

Nota: um amigo me deu retornos e muitos comentários e um grande elogio sobre movimentos planetários. Mudança de computadores tornaram impossível pra mim coletar todas elas, mas se/quando eu conseguir reuni-las, eu postarei um resumo e colocarei o link aqui pra você.

Amanhã tem mais exercício! Quer compartilhar o seu? Use os comentários. 😉
Direitos

Os exercícios de construção de mundo estão sob uma licença Creative Commons que permite tradução, distribuição para grupos de escrita, venda (com permissão), reimpressão (para uso não comercial) ou cópia exata, todos com os devidos créditos à autora do texto original, Stephanie Cottrell Bryant.

Esta tradução NÃO pode ser distribuída de forma alguma senão em trechos curtos dos textos (até 100 palavras), desde que seja visivelmente dado crédito ao tradutor (Diogo Ruan Orta) e desde que haja um link direcionando para o site Escriba Encapuzado.

Favor respeitar o trabalho árduo de tradução do amigo Diogo.

Para saber mais:

  1. Leitura Complementar: Sóis, Luas e Arcos-íris ou Existe alienígena, logo existe baboseira – texto fantástico de Holly Ingraham que expõe erros comuns de escritores sobre corpos celestes.
  2. Dia 24: Revendo a Ambientação – 30 Dias de Construção de Mundo: neste vigésimo quatro exercício da série, vamos rever e ajustar aspectos da ambientação de nosso mundo.

Especial NaNoWriMo:

  1. 30 dias para escrever um livro – saiba mais sobre o evento no primeiro artigo da série sobre o evento.
  2. As críticas e o valor do desafio – saiba porque o evento é visto com desconfiança por escritores e demais profissionais do mercado editorial.
  3. Como escrevi um livro em 30 dias – onde detalho minha participação no evento em 2012.
  4. Diário de escrita – onde falo sobre valor de se manter um diário e compartilho o meu próprio.
  5. Guia de sobrevivência – dicas para aqueles que ousarem aceitar o desafio!
  6. National Novel Writing Month: página oficial do evento (em inglês).

Comente à vontade!

%d blogueiros gostam disto:
%d blogueiros gostam disto: