Dia 26: Especulação Reversa (Anti-E se…?) – 30 Dias de Construção de Mundo

WorldbuildingEste é o vigésimo sexto de 30 artigos sobre construção de mundos escritos por Stephanie Cottrel Bryant e traduzidos por muá, Diogo Ruan Orta. Publicado em 2007 para participantes do NaNoWriMo, este tutorial prático e baseado em livros sobre o tema permanece uma ferramenta útil.

No exercício anterior, nós cuidamos de acertar os corpos e fenômenos celestes de nosso mundo. Hoje vamos seguir revisando, desta vez, pegando o sentido inverso dos elementos especulativos, ou seja, escolhendo o que deixar de fora. Pegue seu caderno e um relógio aí e separe alguns minutinhos para a leitura e o exercício do dia.

Quer mais dicas? Vá ao perfil WattPad do T. K. Pereira e procure por um livrinho chamado Guia do Construtor de Mundos. Recomendo dar uma conferida, já que os textos de lá complementam os deste tutorial – sim, foram escritos pela mesma autora. Segue o chefe por lá pra ficar por dentro.

30 Dias de Construção de Mundo, por Stephanie Cottrell Bryant
Dia 26: Especulação Reversa (Anti-E se…?)

Radaghast - The HobbitHoje é uma espécie de dia de especulação reversa porque hoje vamos ver o que deixar de fora. E se algo não se encaixar? Depois de quase um mês de construção de mundo, você já deve estar tendo problemas com ideias contraditórias, coisas que não se casam, ou detalhes bacanas, mas que arruínam a ambientação.

Tenho uma página do caderno reservada para minhas Ousadias preferidas, mas as quais não eu tenho certeza de querer ou não no romance. Ao mesmo tempo, eu tenho uma página para ideias “Desajustadas” que não se encaixam com o que estou planejando fazer agora, mas que podem vir a se encaixar depois.

Você pode colocar tudo o que não combinar com sua ambientação no arquivo dos Desajustes, mas (já que o tópico em questão é a construção de mundo) foque, particularmente, na cultura, sociedade e em ideias específicas do seu mundo.

Exercício de Hoje:

Confira sua lista de “palavras de ambientação” e depois as suas anotações e esboços e ideias. Coloque qualquer coisa que não combine com pelo menos uma palavra de ambientação (ou com um sinônimo para uma palavra de ambientação) em uma página ou arquivo separado.

Pode ser que você acabe colocando seus desajustes nesse romance quando estiver bloqueado ou precisando de alguma inspiração ou quando houver uma oportunidade de encaixá-los ali. Quem sabe, ao se sentir cansado do enredo principal, você possa até optar por um enredo secundário de Desajustes, algo que garanta um pequeno alívio cômico, talvez, ou apenas um tom alternativo para seu enredo principal.

Quanto às ideias contraditórias, escolha uma de que goste mais ou, se não houver a favorita, aquela que melhor se encaixe na ambientação da sua obra. Coloque a outra no arquivo de Desajustes – nunca se sabe quando você poderá distorcê-la para encaixá-la em sua história, afinal de contas.

Não jogue nada fora a essa altura, mas organize seu mundo em “coisas que contribuem para o que estou tentando fazer” e “coisas que não combinam, mas das quais gosto assim mesmo”. A certa altura do NaNoWriMo, é provável que você queira escrever coisas de que goste “assim mesmo”, e ter essas ideias já guardadas ali será de grande ajuda.

Amanhã tem mais exercício! Quer compartilhar o seu? Use os comentários. 😉
Direitos

Os exercícios de construção de mundo estão sob uma licença Creative Commons que permite tradução, distribuição para grupos de escrita, venda (com permissão), reimpressão (para uso não comercial) ou cópia exata, todos com os devidos créditos à autora do texto original, Stephanie Cottrell Bryant.

Esta tradução NÃO pode ser distribuída de forma alguma senão em trechos curtos dos textos (até 100 palavras), desde que seja visivelmente dado crédito ao tradutor (Diogo Ruan Orta) e desde que haja um link direcionando para o site Escriba Encapuzado.

Favor respeitar o trabalho árduo de tradução do amigo Diogo.

Para saber mais:

  1. Leitura Complementar: Sóis, Luas e Arcos-íris ou Existe alienígena, logo existe baboseira – texto fantástico de Holly Ingraham que expõe erros comuns de escritores sobre corpos celestes.
  2. Dia 25: Céu – 30 Dias de Construção de Mundo: neste vigésimo quinto exercício da série, vamos tratar dos corpos e fenômenos celestes de nosso mundo.

Especial NaNoWriMo:

  1. 30 dias para escrever um livro – saiba mais sobre o evento no primeiro artigo da série sobre o evento.
  2. As críticas e o valor do desafio – saiba porque o evento é visto com desconfiança por escritores e demais profissionais do mercado editorial.
  3. Como escrevi um livro em 30 dias – onde detalho minha participação no evento em 2012.
  4. Diário de escrita – onde falo sobre valor de se manter um diário e compartilho o meu próprio.
  5. Guia de sobrevivência – dicas para aqueles que ousarem aceitar o desafio!
  6. National Novel Writing Month: página oficial do evento (em inglês).

Sem opiniões

Comente à vontade!

Ou opine pelo Facebook:

Seguir

Inscreva-se e receba notificações de novos artigos por email.

Junte-se a outros seguidores.

%d blogueiros gostam disto: