11 Provas Científicas de que a Escrita Melhora Sua Mente, Corpo e Espírito

Escritor Paul Auster“Escrever não é agradável. É um trabalho duro e sofre-se muito.” Adorável, não é mesmo? O autor desta pérola é o best-seller norte-americano Paul Auster – ou pelo menos é o que diz o Google!

Se tivesse que estimar, eu diria que 99% dos escritores do mundo concordam com ele. Mas não sou bom com estimativas. Eu poderia apostar que VOCÊ concorda com ele, mas também não sou bom com apostas.

Disso tenho certeza: fecho com nosso amigo Paulie; escrever machuca, muito… mas também cura! Pelo menos é o que garantem alguns estudos científicos recentes. Duvida? Pois a equipe do site Global English Editing reuniu num infográfico várias provas de que escrever é saudável.

A tradução livre do tio Orta você confere a seguir.

11 Provas Científicas de que a Escrita Melhora Sua Mente, Corpo e Espírito

MENTE

1. Comunique-se melhor

Se você escreve bem, então pode expressar-se verbalmente para se comunicar melhor com os outros. Assim, você pode:

  • Relacionar-se melhor com as pessoas;
  • Satisfazer suas necessidades com facilidade;

2. Fique mais esperto

Um estudo concluiu que manter um diário reflexivo é um modo eficaz de desenvolver o pensamento crítico e habilidades de raciocínio clínico.

3. Alcance Metas

Pesquisas demonstraram que manter um diário sobre coisas pelas quais se é grato tornava os participantes mais propensos a alcançar metas pessoais num período de dois meses, em comparação com os participantes que escreviam sobre aborrecimentos ou acontecimentos corriqueiros.

Outro estudo concluiu que a escrita expressiva pode ajuda a aumentar a pontuação média de estudantes.

4. Aumente a capacidade de memória

Um estudo concluiu que estudantes solicitados a transcrever pensamentos e sentimentos sobre a vida universitária vindoura tiveram um aumento maior da memória de curto prazo 7 semanas depois, em comparação com um grupo solicitado a escrever sobre um tópico trivial.

Pesquisadores teorizam que ao expressar-se sobre coisas incômodas por meio da escrita, o estresse e as preocupações diminuem, permitindo que mais espaço e recursos sejam liberados na capacidade de memória.

5. Impulsione as perspectivas de emprego

Em um estudo com 63 profissionais recém-desempregados, aqueles que transcreveram seus pensamentos e sentimentos sobre a perda do emprego conseguiram empregar-se novamente mais rápido do que aqueles que não escreveram ou que o fizeram sobre tópicos neutros.

Em outro estudo, funcionários universitários que utilizaram a escrita expressiva para tratar de experiências traumáticas tiveram uma redução de 28,6% nas taxas de impontualidade no trabalho naquele mês, comparado com um aumento de 48,5% entre os funcionários que escreveram sobre tópicos não traumáticos.

Mente

CORPO

6. Fortaleça o sistema imunológico

Em um estudo, sujeitos que escreveram sobre experiências traumáticas ao invés de assuntos neutros tiveram evidência de um sistema imunológico celular de funcionamento mais elevado.

Em outro estudo, 40 estudantes de medicina que tiveram resultado negativo para anticorpos da hepatite B foram designados, aleatoriamente, a escrever sobre experiências traumáticas ou algum tópico neutro, e então foram vacinados contra a hepatite B. Os solicitados a escrever sobre suas experiências traumáticas obtiveram uma resposta maior à vacina, produzindo mais anticorpos.

7. Reduza a pressão sanguínea

Em um estudo, 81 funcionários universitários foram solicitados a escrever sobre experiências traumáticas ou algum tópico superficial. Concluiu-se que as pessoas que escreveram sobre traumas sofreram redução considerável das medidas de pressão sanguínea, em comparação com aqueles que escreveram sobre um tópico neutro.

8. Melhore a função pulmonar

Um estudo concluiu que pacientes com asma ou artrite reumatoide experimentaram uma melhora na função pulmonar e redução dos sintomas após escrever sobre experiências de vida estressantes.

9. Impulsione o desempenho atlético

Escrever permite acompanhar seus objetivos atléticos, ajuda a aprender sobre experiências, auxilia no gerenciamento de emoções e pode ser uma solução para o autodesenvolvimento atlético.

Corpo

ESPÍRITO

10. Cure experiências traumáticas e perturbadoras

A escrita expressiva envolve expressão pessoal e emocional e auxilia a lidar com experiências traumáticas e perturbadoras.

Uma pesquisa concluiu que participantes que escreveram sobre experiências traumáticas foram beneficiados com:

  • Melhoria da saúde;
  • Redução de atendimentos médicos relacionados ao estresse;
  • Redução de níveis de estresse;
  • Melhoria de humor;

Participantes do estudo foram capazes de liberar emoções negativas e organizar sentimentos de ansiedade associados a traumas. Escrever expressivamente apresenta, portanto, uma qualidade curativa.

11. Gratidão

Escrever pode te ajudar a focar naquilo pelo que você é grato e isso pode impulsionar seu bem estar subjetivo no dia a dia. Pesquisas demonstram que sujeitos que mantiveram diários de gratidão semanais (comparados com aqueles que registraram aborrecimentos ou eventos naturais em seus diários):

  • Eram mais ativos fisicamente;
  • Relataram menos doenças físicas;
  • Estavam mais satisfeitos com suas vidas;
  • Estavam mais otimistas quanto à semana seguinte;
Espírito
E aí, tá esperando o quê para começar a escrever?

Para saber mais:

  1. 8 dicas para ser um escritor mais feliz: uma listinha de atitudes positivas para escritores em crise.
  2. 8 mentiras que escritores iniciantes contam para si mesmos: quais dessas você já usou?
  3. Não perca a motivação – 10 dicas para escritores:uma tábua de mandamentos pessoais para os momentos de crise existencial.
  4. 7 dicas para ser um escritor (mais) produtivo: como lidar com a (falta de) motivação e ser (mais) produtivo?
  5. 10 dicas para escritores por J.R.R. Tolkien: alguns conselhos do mestre da fantasia.
  6. eBook 7 coisas que aprendi: 58 escritores nacionais incríveis compartilham suas experiências neste eBook gratuito. Imperdível!
  7. Série 7 coisas que aprendi: página principal do projeto que convida escritores em diversas fases da carreira a compartilharem suas experiências.


Comente à vontade!

Ou opine pelo Facebook:

Seguir

Inscreva-se e receba notificações de novos artigos por email.

Junte-se a outros seguidores.

%d blogueiros gostam disto: